POR QUE INVESTIR EM SMART HOMES?
Conhecidas como casas inteligentes, as smart homes já deixaram de ser algo do futuro para se tornaram um investimento do presente. Elas são automatizadas e ganham cada vez mais os negócios imobiliários com tecnologias para o gerenciamento autônomo do consumo energético e comando de equipamentos automatizados. A previsão da taxa de crescimento anual para a receita das smart houses no mundo é de 15% até 2024, enquanto no Brasil espera-se que essa taxa seja de 21,4%. Os dados são da empresa Statista, especializada em informações de mercado e consumidores.
Esta é uma modalidade que já é realidade em Cuiabá e uma excelente alternativa de investimento, para quem busca mais rentabilidade, já que são ótimas opções para quem quer apostar no aluguel por plataformas digitais. A capital mato-grossense já figura entre as 100 melhores cidades para se viver no Brasil, ocupando a 58º posição, conforme levantamento realizado pela Macroplan, empresa de consultoria em cenários prospectivos e administração estratégica. O ranking leva em consideração quatro elementos básicos: educação, segurança, saneamento e saúde.
Isto mostra que Cuiabá tem crescido e se tornado uma boa oportunidade de negócios, principalmente no setor imobiliário. Conforme os dados do Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT), no 2º trimestre de 2022 já foram transacionados o valor de R$ 988.229.554,19, com um ticket médio de R$ 376.038,64, valor quase 1% maior que o do mesmo período de 2021, o que mostra que as pessoas estão investindo mais na aquisição de imóveis de alto padrão.
“A aposta na smart home também permite uma maior rentabilidade, já que é um modelo de imóvel mais atrativo para quem visa colocar o apartamento em plataformas digitais para alugar”
As transformações tecnológicas vêm crescendo, um movimento que foi potencializado durante a pandemia, quando se precisou tornar os processos mais eficientes e céleres. E apesar de uma aparente volta à normalidade, a tendência é de que os avanços tecnológicos sejam contínuos. Cuiabá já conta com um condomínio automatizado com espaços e serviços que proporcionam uma melhor qualidade de vida, atendendo público que visitam a capital para negócios, estudos ou até para quem quer morar.
Trata-se do MOOV Smart Home que entra nessa seara como uma excelente aposta comercial. Se alguém quiser comprar para morar por períodos curtos e alugar, por exemplo, ele tem a vantagem de contar com a plataforma Nomah, uma das maiores empresas de gestão de imóveis no país, atuando como uma espécie de gestor terceirizado para o proprietário, sempre visando maior rentabilidade.
O Moov é um empreendimento da Vivart Construtora que também se responsabiliza por toda a experiência do hóspede e também do proprietário, que não precisa se preocupar com nada. Da limpeza, organização, anúncio dos imóveis nas principais plataformas como booking, airbnb e outras, tudo fica por conta da empresa, que já atua em outros modelos do tipo pelo Brasil.
Só que além de garantir renda extra, comprar imóveis para locação oferece maior segurança patrimonial, valorização e preservação do valor investido, alta liquidez e aumento da disciplina financeira, adquirir imóveis para aluguel é também considerado uma boa projeção para o futuro, visto que a tendência é de crescimento na área.
A aposta na smart home também permite uma maior rentabilidade, já que é um modelo de imóvel mais atrativo para quem visa colocar o apartamento em plataformas digitais para alugar. É possível garantir inclusive um rendimento até 40% maior do que o aluguel convencional, isto porque, nas plataformas os valores são cobrados por diárias, além da praticidade, é possível ter maior visibilidade dos anúncios nos aplicativos, além de uma manutenção ativa e custos menores.
E é preciso falar ainda sobre as vantagens dos investimentos imobiliários, que por se tratar de um bem tangível, é o setor com maior estabilidade do ponto de vista histórico. Por exemplo, ao contrário das ações, o investidor não vai perder dinheiro por conta de causas referentes ao mercado em geral.
Victor Bento, diretor da construtora Vivart e especialista em mercado imobiliário
Fonte: https://www.rdnews.com.br/artigos/conteudos/165041